Equipe

Adriana Cardoso
Diretora-executiva
Mestrado em andamento em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN).
Especialista em Arqueologia, História e Sociedade (UNISA). Mestre em Ciências Sociais (UNESP). Graduação em Ciências Sociais (UNESP)
Arqueóloga com mais de 15 anos de experiência em pesquisa, consultoria e gestão de projetos nas áreas de arqueologia preventiva, geoprocessamento e meio ambiente. Atualmente, atua como diretora-executiva da Myatã Arqueologia, liderando iniciativas que unem tecnologia, ciência, educação e responsabilidade socioambiental na preservação do patrimônio cultural e arqueológico.
Trajetória tem base multidisciplinar, com graduação e mestrado em Ciências Sociais (UNESP), especialização em Arqueologia, História e Sociedade (UNISA) e mestrado profissional em andamento em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN). Acredita na ciência como ferramenta de transformação e busco desenvolver soluções inovadoras, éticas e participativas para o patrimônio cultural e natural, com foco no rigor técnico, no respeito à diversidade e na valorização dos saberes locais.

Fábio Garcia Fernandes
Diretor-comercial
Pós-graduado em Arqueologia e Patrimônio pelo Instituto de Educação e Cultura de Capanema e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (UNIP).
Profissional com mais de 10 anos de experiência, atua na área de Arqueologia Preventiva e Patrimônio Cultural, contribuindo para empreendimentos que demandam licenciamento junto ao IPHAN. Sua formação em Engenharia Civil, aliada à especialização em Arqueologia e Patrimônio, permite integrar de forma estratégica a preservação cultural ao desenvolvimento urbano e imobiliário.
Possui trajetória consolidada em diversas áreas da Engenharia, incluindo prospecção e negociação de áreas para implantação de empreendimentos de médio e grande porte. Atua também na elaboração de estudos de viabilidade técnico-financeira, gerenciamento de riscos em processos de urbanização externa, além da preparação de propostas comerciais e elaboração de contratos.

Maria Tereza Parente
Gestora de projetos
Pesquisadora que atua no campo da Musealização da Arqueologia, coordenando Programas Integrados de Educação Patrimonial em diversos municípios do país.
Mestre em Museologia (2023) pela Universidade de São Paulo, Licenciada em Pedagogia (2021) pela Universidade Cidade de São Paulo e Bacharel em Ciências Sociais (2008) pela Universidade de São Paulo.
Atualmente integra o Projeto “Arqueologia pelos povos da floresta no alto rio Tapajós, PA” (UFOPA), através do qual realiza pesquisas cujas bases metodológicas centram-se na produção de Inventários Colaborativos como estratégia pedagógica permanente de descolonização da prática científica e de valorização de saberes não hegemônicos. Integrou a gestão 2022-2023 do Grupo de Trabalho Acervos Arqueológicos da Sociedade de Arqueologia Brasileira.